Karl Marx agora é efígie de cartão de crédito
Karl Marx, quem diria, virou este ano efígie do cartão de crédito MasterCard, na Alemanha.
Com isso, veio a ser o segundo líder comunista a se tornar foco de propaganda de empresas capitalistas --mas ainda perde de longe para o primeiro, Che Guevara, muito aproveitado, em todo o mundo, para ornar camisetas, pôsteres etc.
No caso de Marx, porém, não se trata de uma jogada de marketing, e sim de uma medida de relações públicas.
A iniciativa foi do banco Sparkasse Chemnitz, da cidade alemã de Chemnitz. A cidade, de 255 mil habitantes, fica no centro-leste do país.
O banco fez uma pesquisa entre seus clientes sobre qual era o marco urbano mais importante da cidade para ornar o seu cartão MasterCard. Enfrentando nove outras instalações --como castelos medievais e um hipódromo--, um busto de Marx de sete metros de altura, com 35% dos votos, foi o vencedor.
O busto foi instalado em 1953, quando os líderes comunistas da então Alemanha Oriental, onde fica Chemnitz, alteraram o nome da cidade para Karl Marx-Stadt (Cidade Karl Marx).
Com numerosos projetos de conjuntos habitacionais e um cuidado especial para a reconstrução pós-guerra (cuidado que não houve em outros centros importantes, como a própria Berlim Oriental), as autoridades comunistas procuravam apresentar a cidade como uma "cidade socialista modelo".
A cidade já retomou seu nome original, mas perdeu cerca de 20% de seus habitantes. Segundo pesquisas realizadas após a eclosão da crise mundial em 2008, por volta de 40% dos moradores na antiga Alemanha Oriental consideram o socialismo, tal como o conheceram, melhor do que o capitalismo.
Marx jamais esteve em Chemnitz. Os habitantes não gostaram das mudanças, embora muitos gostem do busto do líder comunista. O monumento é conhecido como Nischel ("cabeça", no dialeto saxão local).
HISTÓRIA
Chemnitz existe desde o século 12, quando era um centro da produção de sal. No começo da Revolução Industrial, Lá foi instalado o primeiro tear mecânico da Alemanha. Durante o século 19 e parte do século 20, era um centro têxtil.
A fábrica de automóveis Auto Union foi instalada em Chemnitz, e a cidade tornou-se um ativo centro de produção de armamentos durante a Segunda Guerra Mundial. Também tinha uma grande refinaria de petróleo --por isso foi arrasada pelos bombardeios dos Aliados.
Com o fim da Segunda Guerra, os executivos da Auto Union migraram para o Ocidente, onde fundaram a Audi.
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